Nutrição: Dicas de alimentação pré e pós treino.

A alimentação é essencial tanto para quem treina visando emagrecimento ou para quem quer ganhar massa muscular (hipertrofia). Não adianta darmos o nosso melhor na academia se não cuidarmos da nossa alimentação, um vez que, estudos comprovam que 70 % dos resultados alcançados na prática de atividade física são provenientes de uma boa alimentação.

Antes de tudo, vale a pena ressaltar, que não existe fórmula mágica ou receita do que consumir no pré e no pós-treino, é preciso avaliação de um nutricionista, pois ele ira analisar e prescrever uma dieta de acordo com o tipo de exercício praticado, os objetivos a serem alcançados, os horários em que se ocorre a prática dessas atividades.

nutri1

Imagem: internet.

ALIMENTAÇÃO PRÉ TREINO

A refeição pré-treino deve ser rica em carboidratos, que são responsáveis pelo fornecimento de energia durante os exercícios, uma vez que preservam as proteínas musculares e evitam o catabolismo muscular (degradação das proteínas para fornecimento de energia para o músculo). De preferência, utilize carboidratos complexos, como a batata-doce, que fornecem energia aos poucos, evitando picos e consequente queda da glicemia. Frutas, pães, geleia, macarrão, arroz e mandioca também podem ser utilizados no pré-treino. Castanhas, por exemplo, podem ser interessantes para o pré-treino, já que além de fornecerem energia, são ricas em arginina, um aminoácido que promove a vasodilatação. Sem contar o cacau, que é energético e minimiza a produção de radicais livres.

nutri2

Imagem: internet

O QUE EVITAR

Antes do treino, devemos evitar alimentos que possam provocar desconfortos gastrointestinais, que prejudicam o rendimento, como alimentos ricos em gordura e em fibras. Em alguns casos não é recomendada a ingestão de leite, pois, para muitas pessoas, pode gerar desconforto. Também é bom evitar suplementos à base de dextrose, que tem alto índice glicêmico.

nutri3

Imagem: Internet

ALIMENTAÇÃO PÓS TREINO

Muitos especialistas acreditam que é importante consumir proteínas (como um shake proteico) logo após o treino, em até 1 hora, pois é neste momento em que há a janela de oportunidade, ou seja, momento que o organismo necessita e está mais apto a absorver os nutrientes.

Além da proteína, outro nutriente importante e esquecido após o treino é o carboidrato. Dependendo do objetivo e perfil, o carboidrato pode ser até mais importante do que a proteína, pois auxilia a hipertrofia e estimula o crescimento dos músculos. Sem dúvida alguma, o pós-treino é um ótimo momento para o consumo de carboidratos, pois eles serão utilizados e não estocados na forma de gordura. O que vai variar é o tipo de carboidrato e a quantidade que será consumida: para quem faz musculação leve e deseja emagrecer, pode ser uma fruta. Já para pessoas com dificuldade em ganhar peso e que querem ganhar massa muscular, pode ser um suplemento.

nutri4

Imagem: Internet.

Lembre-se que esse post é somente dicas, para melhores resultados consulte um nutricionista, pois ele irá adequar a sua realidade, ao seu estilo de vida.

Fernanda S.G. da Cruz

Graduanda em Nutrição – UFMG

Anúncios

3 comentários sobre “Nutrição: Dicas de alimentação pré e pós treino.

  1. Graziele disse:

    Estava tentando ser 😦 mas estava com dores no joelho e ai com a academia piorou então tive que parar.
    Só estou esperando melhorar para voltar de novo.
    Fico aqui aguardando mais novidades, adoroooo.
    🙂

    Curtir

  2. Graziele disse:

    Pri muito bom saber disso, agora que resolvi deixar a preguiça de lado e começar a malhar é bom ficar por dentro de tudo para um melhor resultado.
    Saudades, bjooo.
    Gra

    Curtir

Deixe um comentário para o Prima Conta Tudo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s