Ressaca de carnaval:COMO AMENIZAR OS SINTOMAS ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO.

 Para muitas pessoas, carnaval é sinônimo de beber demais, abusar do álcool. Mesmo mantendo uma vida ativa, com alimentação saudável e pratica de atividades físicas regulamente, os efeitos do uso abusivo do álcool são inevitáveis, juntamente com aquela famosa frase de dia seguinte a bebedeira “nunca mais vou beber”.

Estudos tem comprovado que o álcool além de ser tóxico ao organismo, o consumo do mesmo provoca desidratação, alteração hormonais e desajusta as citosinas (proteínas responsáveis pela comunicação intracelular). Entre os sintomas mais comuns provocados por essas mudanças químicas, estão: náuseas, sensibilidade a luz, dor de cabeça, dores musculares, diarreia e diminuição de habilidades motoras.

Não tem como evitar essa sensação de mal-estar, mas existem determinados alimentos que auxiliam a minimizar os efeitos da ressaca, reabastecendo o organismo de nutrientes importantes (frutose, vitaminas, aminoácidos e minerais), contribuindo para minimizar os efeitos causados pelas toxinas, diminuindo assim a reação negativa do álcool no organismo.

Dentre os alimentos, irei destacar alguns:

  • Água: a recomendação é do consumo logo após o despertar, pois o efeito diurético do álcool leva o organismo a um estado de desidratação, por isso a importância da reposição hídrica.
  • Isotônicos e água de coco: além do seu poder de hidratação, possuem em sua composição sais minerais necessários para um bom funcionamento do organismo.
  • Chá de gengibre ou hortelã: estudos mostram que o chá de gengibre pode diminuir a ocorrência de náuseas e enjoo, assim como o hortelã de diminuir dores de estômago.

 

  • Banana, kiwi e espinafre: alimentos ricos em potássio e vitamina B6, importantes para reposição de eletrólitos também perdidos através do efeitos diurético do álcool. Bata iogurte com esses ingredientes e combata a ressaca com essa vitamina verde.

 

  • Ovos: ricos em aminoácidos, como a cisteína (ajuda a diminuir os sintomas causados pela decomposição de etanol no fígado) e a taurina (aumenta a função do fígado).

 

  • Bolachas de água e sal ou torradas com mel: fonte de carboidratos que ajudam a aumentar os níveis de açúcar no sangue e não prejudicam o estomago. O mel ajuda na reposição de açúcar e a queimar o álcool mais rápido.

 

  • Mingau de aveia: simples e fácil preparação, cheia de nutrientes essenciais como vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e ferro, a aveia auxilia na neutralização dos os ácidos no organismo e manutenção do sangue no organismo.

Lembre-se que esse post é somente dicas, para melhores resultados consulte um nutricionista, pois ele irá adequar a sua realidade, ao seu estilo de vida.

Fernanda S.G. da Cruz

Graduanda em Nutrição – UFMG

FONTE: Fábio Bicalho (SP), nutricionista Euclécio Bragança (SP) e Universidade da California.

Anúncios

Deixe um comentário para o Prima Conta Tudo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s