Nutrição: Dieta Low Carb – por Fernanda da Cruz.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a dieta deve ser composta de 45 – 65 % de carboidratos, 20 – 35% de lipídeos e 10 – 35% de proteínas, que são distribuídos de acordo com a necessidade energética de cada indivíduo, levando em consideração atividades realizadas, objetivos, peso, altura.

Dieta low carb, como o nome indica, consiste na baixa ingestão de carboidratos e aumento da ingestão de proteínas e gorduras “boas”.

Esse tipo de dieta tem menos carboidratos e mais proteínas que uma alimentação convencional, ou seja, no máximo 40 % de carboidrato.

corpo-esbelto

Imagem: Corpo esbelto.

Os principais alimentos dessa dieta são carnes magras, peixes, ovos, vegetais, frutas, nozes e sementes. Já os alimentos eliminados são: grãos, batatas, bebidas, alimentos açucarados e ultra processados. Alimentos a base de grãos como pão, macarrão e bolos também não são indicados.

A ciência comprova que uma dieta low carb tem vários benefícios, como: emagrecer, diminuir os níveis de triglicerídeos, colesterol LDL, melhora a glicemia e baixa a pressão arterial.

emagrecendo-info

Imagem: Emagrecendo

 Isso ocorre pela escolha dos alimentos da dieta, os carboidratos utilizados são os complexos, não são absorvidos com tanta rapidez como os simples (ricos em açúcar), isso faz com que a glicemia se estabeleça e não ocorra picos, aumentando a saciedade e diminuindo a sensação de fome. Abaixa a pressão, pois, á uma utilização de temperos naturais e são excluídos ultra processados que são ricos em sódio que aumentam a pressão. Baixa os triglicerídeos e o colesterol LDL, pois os lipídeos escolhidos são de cadeia media e curta, (como: ômega 3, azeites, oléo de coco, por exemplo) isso modifica o perfil lipídico do organismo, melhorando o funcionamento do organismo.

Assim como outras dietas da moda (gluten free, lacfree), a dieta low carb consinte em escolhas saudáveis, equilibradas e sem excessos. Nossas escolhas alimentares reflete na nossa saúde e na composição corporal. Adequar a quantidade do que consumimos com o que gastamos, os tipos de carboidratos, de proteínas e de lipídeos fazem toda a diferença para atingimos nosso objetivos, sejam eles emagrecer, hipertrofia ou até mesmo manutenção de peso.

mundo-boa-forma

Imagem: Mundo boa forma.

Restrição demais traz prejuízos para o organismo tanto para o físico como o psíquico. Lembre-se que saúde é equilíbrio!!!

Lembre-se que esse post é somente dicas, para melhores resultados consulte um nutricionista, pois ele irá adequar a sua realidade, ao seu estilo de vida.

Fernanda S.G. da Cruz    fernanda-nutri

Graduanda em Nutrição – UFMG

PROGRAMAÇÃO FIXA:

Post: terça e quinta-feira, às 20h00.

Vídeo: Sexta-feira, às 19h00.

 

Anúncios

Deixe um comentário para o Prima Conta Tudo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s