Nutrição: Volta às aulas – Como montar um lanche saudável.

        Nessa semana muitas escolas já iniciam seu ano letivo, e muitos pais ficam na dúvida que alimento colocar na lancheira do seu filho, um alimento que seja saudável, que supra as necessidades da criança, na qual ela tenha energia para realizar as atividades no período escolar.

      Primeiro temos que levar em consideração em que período que a criança estuda ( se é de manha ou tarde), depois qual refeição ela realiza antes de ir pra escola ( café da manha ou almoço) e por ultimo, se na lancheira terá alimentos dos 4 grupos alimentares: proteína ( leite, iogurte, queijo), fruta in natura ( fonte de vitaminas, minerais e fibras), carboidrato ( pães, cereais), além de uma bebida para hidratar.

imagem-1-lacnhe

imagem: Internet.

     Outro ponto que temos que pensar é a lancheira em que esse alimento será colocado. Se for térmica, o ideal é que ela seja colocada dentro da geladeira de um dia pro outro para conservar a temperatura do alimento por mais tempo. Lembra de higienizar diariamente, assim se evita acúmulo de restos de alimentos e odores desagradáveis. E um dos pontos mais importante é envolver a criança nesse processo, para despertar o interesse pelo alimento e conscientização das melhores escolhas.

      Ao escolher os alimentos, prefira pães, bolos ou biscoitos integrais, multigraos de arroz ou milho ao invés de pães brancos, bisnaquinhas, bolachas recheadas e salgadinhos. Escolher frutas da estação é uma ótima opção e costumam ser mais baratas, prefira as que são mais fáceis de descascar. Já os sucos, é interessante que ele seja preparado próximo da hora de sair para a escola, se não for possível, a melhor opção é a água de coco, pois sucos industrializados possuem uma grande quantidade de açúcar e conservantes.

lanche-2

imagem: internet

     Varie as opções de proteína (como leite, iogurte, queijos, cream cheese, patês caseiros). Escolha alimentos que a criança tenha o costume de consumir, para que a lancheira seja uma extensão da alimentação que a criança tenha em casa. Utilize cortadores  de biscoitos e pães em formatos divertidos, tornando – o mais atrativo.

lanche-3

imagem: internet

      Vou deixar umas dicas para você montar a lancheira saborosa, considerando sempre: fruta ou legume + carboidrato + proteína + bebida.

Opção 1: goiaba picada + pãozinho+ cream cheese + suco de uva integral

Opção 2:  maçã + uma porção de biscoito integral (4 a 5 unidades) + requeijão + 250 ml de água de coco

Opção 3: banana + cereal integral + iogurte + suco de preferencia

Opção 4:  melão em bolinhas (utilize o boleador) + tapioca com recheio de queijo branco com geleia de frutas + suco de uva

Opção 5: Salada de frutas + cereais integrais + iogurte de garrafinha + água mineral

Opção 6:  kiwi picado + pão integral + creme de ricota + suco de morango

     Para montar refeição pra criança tem que ser criativo, variar para fugir da monotonia, tem que ser muito colorido. Não se esqueçam que esse post é apenas dicas, para melhores resultados consulte um nutricionista!!!

Fernanda S.G. da Cruz

Graduanda de Nutrição – UFMG

 

Anúncios

Deixe um comentário para o Prima Conta Tudo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s